Construções / Locais

1. Gyzi Megaron / Maison Ghisi Museum – Santorini, Grecia

O Gyzi Megaron (palácio Ghisi) é uma das muitas mansões dos nobres católicos que foram construídos em Fira a partir do ano de 1811.

O Centro Cultural Gyzi Megaron foi fundado no final dos anos 70 com a iniciativa, o apoio financeiro e a contribuição da Diocese Católica de Thira, que, desta forma, desejava continuar uma tradição cultural que se volta muitos séculos pela comunidade católica das Cíclades. Nele está localizado o Museu Gyzi Megaron em que são exibidas exposições (documentos, pinturas, fotografias e outros artefactos) que iluminam fontes significativas da tempestuosa história de Santorini desde a dominação veneziana até hoje.

museum gyzi.jpg
megaro_gyzi_4_0
Captura de Tela 2018-02-13 às 00.44.59

2. Chiesa San Simeone Profeta – Veneza, Itália

3 CHIESA SAN SIMEONE GRANDE

A uma curta distância de San Simeone Piccolo está a Igreja de San Simeone Profeta, sendo mais conhecida como Igreja de San Simeone Grande. Fundada em 967 pelas famílias Ghisi, Adoldi e Briosi, a modesta construção em madeira foi destruída por incêndio.

Reconstruída em pedra no ano de 1150 e restaurada em 1839, a pequena igreja é simples contendo apenas algumas obras de Tintoretto e Jacopo Palma, além de um monumento de pedra do século 14 dedicado a San Simeone.

Fonte: http://parlandoditalia.blogspot.com.br/2016/12/venezia-sestiere-santa-croce.html


3. Palazzo Boldù Ghisi


O palácio foi erguido no século XVI pela família Boldù, recentemente adicionada ao Patriciado Veneziano. O palácio foi reconstruído pela família Ghisi no final de 1600 e depois comprado pela família Contarini, proprietária do adjacente Palazzo Contarini Pisani. Os interiores foram afrescados por Jacopo Guarana.

Em 1523, Giovanni Orsini, um condottiere (chefe de soldados mercenários) lutando pela República de Veneza viveu nesse Palácio. Em 1524, alojou outro mercenário, G. Francesco Gonzaga (chamado da Lucera). Em 1657, Adriana Ghisi se casou com um membro da família Boldù, uma família patrícia de Conegliano.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Palazzo_Bold%C3%B9_a_San_Felice

captura-de-tela-2018-02-18-acc80s-22-54-12.png
Captura de Tela 2018-02-18 às 22.59.20




4. Castelo Ghisi (Gyzi)

Após a queda de Constantinopla em 1204, as ilhas de Tinos e Mykonos foram dadas aos irmãos Andrea e Jeremias Ghisi de Veneza. A família Ghisi governou Mykonos até 1390. Então a ilha chegou oficialmente sob o domínio otomano governado por um comitê de cristãos. A colina foi fortificada no início do período veneziano.

O castelo estava deserto no período otomano. Do século XIV ao século XIX, a ilha foi praticamente ocupada por piratas de várias nacionalidades que, usando Mykonos como base, invadiram o resto do Egeu.




5. Outras localidades

Via dei Ghisi
46100 Mantova MN
Itália

Observação: Antigamente, a Via Ghisi era localizada onde hoje é a Via Gilberto Govi, conforme texto abaixo.

“Il “10” dicevano che era stata (c’è tanto di targa commemorativa) la casa dei Ghisi un’antica famiglia del tempo dei Gonzaga che aveva costruito lì, dando il nome alla via che a Catena non era conosciuta come “via Govi” ma come “al Ghis”.

Fonte: https://gazzettadimantova.gelocal.it/mantova/cronaca/2020/07/22/news/requiem-per-un-sentiero-in-citta-quando-l-asfalto-copre-i-ricordi-1.39110673 

Via Giorgio Ghisi
00133 Roma RM
Itália

Via Martino Ghisi
26100 Cremona CR
Itália

Valle de Ghisi
Zara, Croácia

Canto inferior direito


6. Quadro de San Demétrio e o retrato do cliente Zuan / Gianni / Giovanni Pietro Ghisi

Quadro de San Demétrio (1545), do pintor Robust Jacopo, conhecido como Tintoretto. Local: Igreja de San Felice, Veneza.

 O cliente que aparece em adoração no canto inferior esquerdo, foi identificado como Zuan Pietro Ghisi (também citado como Gianni ou Giovanni), filho de Antônio e Maria Basegio, que se casou em 1461 – com as iniciais “GPG “, legível com base no pilar sobre o qual se assenta São Demétrio. Apesar da incerteza de sua existência real, este santo é representado principalmente, também em San Giorgio, como um soldado, e não sobriamente vestido com uma roupa de pregador ascético como era o caso em representações antigas.  Não é por acaso que o protegido, ou cliente ” póstumo “, que está a seus pés, com um olhar vagamente sonolento, foi identificado como Zuan Pietro Ghisi, que tinha sido um soldado com a patente de capitão estacionado nas montanhas de Cadore em 1509, engajado contra os ocupantes imperiais. De acordo com as informações recolhidas nos “ testemunhos ”, foi também supervisor em Piran.     

Um homem de armas com um santo de armas. 

Quanto ao registo de Ghisi, retratado no retábulo, sabemos que faleceu em 1539. A identificação foi feita pelo estudo do brasão e respetivas siglas atributivas representadas no pedestal do santo. É óbvio que se o quadro foi pintado em 1545 (ou talvez depois, como veremos mais tarde) a encomenda foi decididamente póstuma.




Fontes:
https://www.kastra.eu/castleen.php?kastro=gyzi
http://mykonensis.blogspot.com/2011/04/blog-post_11.html
https://www.greeka.com/cyclades/mykonos/sightseeing/gyzi-castle/
https://www.venicecafe.it/tintoretto-san-demetrio-con-il-donatore-1545-1547-chiesa-di-san-felice/

2 comentários em “Construções / Locais

  1. Estive em Mykonos ano passado e ao chegar no antigo mosteiro me afastei dos meus amigos indo por uma estrada atrás do mesmo , pela qual chegaria a uma pequena igreja . Logo senti muita vontade de chorar e meu rosto ficou molhado de lágrimas. Meus amigos vieram atrás de mim e me encontraram assim. Então ao pesquisar o local minha amiga falou q onde eu estava era um cemitério e do outro lado da estrada , atrás de um portão enorme q estava fechado , tinha ruínas de um castelo . Ao voltar da Grécia comecei pesquisar e depois de muita procura encontrei uma referência ao Castelo Gysi. Infelizmente não consegui encontrar muita coisa sobre a história do castelo . Até hoje sinto imensa curiosidade por tudo e todos q nele habitavam. A energia do local me deixou bem triste . Acho que isto mudou um pouco o restante da minha viagem a Grécia.Se alguém souber mais sobre a história deste local e quiser compartilhar comigo , agradeço imensamente!

    1. Olá! Obrigado pela mensagem:)

      Em 1207, após a quarta cruzada, um nobre veneziano chamado Andrea Ghisi se tornou lorde das ilhas de Tinos e Mykonos, enquanto seu irmão, Geremia Ghisi, ficou com Skyros, Skopelos e Skiathos. Seguem abaixo algumas fontes que falam sobre o Gyzi Castle (Castelo Ghisi):

      https://youtu.be/OJ2ddvyYR_8
      https://www.greeka.com/cyclades/mykonos/sightseeing/gyzi-castle/
      https://www.kastra.eu/castleen.php?kastro=gyzi
      https://en.wikipedia.org/wiki/Andrea_Ghisi

      Qualquer dúvida, estou à disposição.

      Abraço,
      Cristiano Ghisi

Deixe uma resposta