Falaremos aqui um pouco mais sobre alguns personagens da família Ghisi. Fatos, documentos e histórias descobertas ao longo de inúmeras pesquisas e muita conversa 🙂

Ignazio Ghisi
Nascimento: 25 de janeiro de 1868 em San Benedetto Po, Mantova, Itália
Óbito: 31 de março de 1948 (com a idade de 80) em Pedras Grandes, Santa Catarina, Brasil
Ignazio Ghisi nasceu em 25 de janeiro de 1868 em San Benedetto Pó, Mantova, Itália. Filho de Ignazio Ghisi e Adelaide Magnani, veio para o Brasil em 1877, provavelmente órfão, com as famílias de Giuseppe e Romoaldo Ghisi.

Fonte: Arquivo de Jairo Ghisi


Não se sabe exatamente a causa, mas Romoaldo Ghisi e Santa Stefanini adotaram essa criança como filho legítimo, conforme descrito no registro de Óbito de Santa Stefanini (imagem abaixo).

Em Azambuja (Tubarão/SC), Ignazio Ghisi trabalhou por mais de 40 anos como funcionário público, exercendo a profissão de escrivão de paz desde 28 de junho de 1904. Como pode-se observar na seção “Documentos”, inúmeros registros de nascimento, casamento e óbito da família são assinados por ele.

Em 7 de maio de 1945, com 77 anos, Ignazio envia uma carta para o Excelentíssimo Senhor Getúlio Vargas, Presidente da República, solicitando atenção ao seu pedido de aposentadoria, informando ainda que pretendia naturalizar-se para obter tal benefício, conforme descrito na carta abaixo (Fonte: Arquivo Nacional).
Na sequência, outro documento do Arquivo Nacional a respeito da solicitação de naturalização de Ignazio Ghisi.
Fotos de Ignazio Ghisi:

Fonte: Arquivo de Jairo Ghisi

Fonte: Museu de Urussanga
Eventos na vida de Ignazio Ghisi:


Ignazio era meu nonno, pai de meu pai, que era o Ivo Olivier Ghisi